Programa Escola Ecológica

O Programa “Escola Ecológica – Sementes para o Futuro”, iniciado em 2017, responde ao objectivo da
Repensar de contribuir para a Educação Ambiental Formal, com foco nas Crianças, Professores e Auxiliares
Administrativos e respectivas famílias de 11 Escolas beneficiárias, entre as Cidades de Maputo e Matola.
Desde o último ano (2021) expandiu-se para o Distrito de Marracuene, abrangendo as escolas primárias da
Localidade da Praia da Macaneta.

Estudo sobre a Poluição Plástica na Costa da Cidade e da Província de Maputo

O Estudo teve como principal objectivo identificar e caracterizar a situação da poluição plástica na costa moçambicana, com vista a propor soluções nos vários domínios – político-legal, administrativo, económico, educacional e ambiental.

Projecto Praia Zero

O Projecto Praia Zero constitui uma iniciativa da Repensar, e junta como parceiros a Heineken Moçambique, a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo, e o Conselho Municipal de Maputo, tendo como objectivo geral a protecção e conservação do ambiente ao longo da faixa Costeira de Maputo, evidenciandose a instalação de um Centro de Retoma que opera desde 2019, no contexto do Princípio do Desperdício Zero e Economia Circular, contribuindo para a geração de renda de grupos desfavoráveis através da compra de vidro, garrafas PET e mais tarde metal.

Campanha — Dia Mundial da Limpeza

A Repensar suporta o Movimento Let’s do It Moçambique, Organização que, desde 2018, junta Instituições
Governamentais, Municípios, Organizações não-Governamentais, diversas empresas privadas,
comprometidas com a causa ambiental, estudantes universitários em todas as províncias e milhares de
voluntários um pouco por todo o país — o evento visa mobilizar toda a sociedade para garantir um ambiente
saudável e melhor qualidade de vida para as populações.

Programa Lixo Marinho

Este é um Programa voltado ao Lixo Marinho, implementado na Praia da Localidade da Macaneta, que reúne as devidas características para a sua execução. É o programa no qual a célebre Casa de Vidro está inserida. Tem como um dos seus objectivos principais a contribuição para o fortalecimento da abordagem nacional e local da economia circular — através da compra de garrafas PET e outros materiais recicláveis, e prosseguir os esforços para a concreta recuperação de ecossistemas sensíveis, uma melhor e maior intervenção na prevenção e combate ao desperdício, principalmente à poluição plástica, por meio de acções de Educação Ambiental e Valorização de Resíduos.

Programa Eco Nsila

O Município da Matola, a Cervejas de Moçambique S.A. e a Repensar celebraram, no dia 20 de Janeiro de 2021, um Memorando de Entendimento, com uma vigência de 3 anos renováveis, que tem como substrato a instalação e desenvolvimento de programas de Educação Ambiental e Gestão Sustentável de Resíduos, dirigidos à protecção e conservação de espaços públicos, incluindo praças e pracetas, jardins e outras áreas afins e de interesse mútuo. Destaca-se nesta parceria, a instalação de um Ecocentro, direcionado para a valorização de garrafas de vidro (através de um processo de trituração) e compra e reutilização de PET (para efeitos de reutilização), no contexto duma economia circular.